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CEFET-MG

Aplicativo de perguntas e respostas contribui para o estudo da Química

Quinta-feira, 1 de abril de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 1 de abril de 2021

Vários estudos apresentados nas edições do Congresso Brasileiro de Química apontam que as principais dificuldades dos estudantes em relação à disciplina são em decorrência da memorização de informações e fórmulas, abstração de conceitos e compreensão de modelos teóricos. E como contribuir para deixar mais acessível um conteúdo que faz parte do nosso dia a dia, mas que é visto como de difícil entendimento?

Camila Quintiliano e Cristhian Barbosa, estudantes do 2° ano de Engenharia Elétrica no campus Nepomuceno, sob a orientação da professora Priscila Amaral, desenvolveram o aplicativo “Química Quiz”, com o intuito de colaborar com um aprendizado mais significativo, eficaz e dinâmico, por meio de um jogo rápido de perguntas e respostas. A pesquisa foi a ganhadora do prêmio Votação popular – trabalho mais votado na 30ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), realizada virtualmente no início de março.

O aplicativo traz nove tópicos de ensino: Matéria e suas propriedades, Teoria atômica, Mecânica quântica, Classificação dos elementos, Propriedades periódicas, Ligações químicas, Funções químicas, Leis químicas e Soluções. No jogo, há fotografias e perguntas relacionadas aos eixos temáticos da matéria.

Segundo Camila, “no começo do semestre, não gostava dessa matéria, mas a professora Priscila nos fez apaixonar pela Química”. A ideia do aplicativo surgiu como tema para um trabalho proposto na disciplina Química Aplicada, ministrada por Priscila, que também foi a responsável pela escolha dos tópicos de ensino do aplicativo, entre as várias opções apresentadas pela dupla.

“No nosso ponto de vista, a pesquisa tem uma relevância muito alta para a sociedade, pois contribui com um estudo que não necessita do acesso à internet e mostra o seu progresso com gráficos”, explica Cristhian. O aplicativo, após baixado, pode ser acessado em qualquer lugar, até mesmo diante de situações de indisponibilidade de internet. Outra importante funcionalidade é a divisão entre a versão escolar e a individual: “a escolar terá outras duas opções (professor e aluno) e, com isso, os professores conseguirão fazer o cadastro dos seus alunos e acompanhar seus resultados”.

Com o aplicativo construído, espera-se proporcionar aos usuários uma melhoria na compreensão de conceitos químicos e permitir aos docentes mapear a evolução do conhecimento e consolidar o processo de ensino e aprendizagem por meio dos gráficos e tabelas gerados.

Reconhecimento

O projeto foi apresentado em sala de aula e recebeu retorno positivo dos colegas de turma. A equipe recebeu contribuições de outros estudantes que sugeriram questões do ENEM e de vestibulares para enriquecer a plataforma. Além disso, o estudo foi apresentado na META e recebeu só elogios, o que motivou ainda mais a dupla de pesquisadores. Para Camila, “foi incrível, pois o nosso esforço foi reconhecido por nossos colegas e também pelo público da META”. “Uma experiência única. A META é uma oportunidade para começar a desenvolver novos projetos e foi gratificante ter conseguido um prêmio”, exalta Cristhian.

O aplicativo está em fase de codificação e o próximo passo é a adição dos cards relacionados aos eixos temáticos, ainda sem data para lançamento.

Conheça o resumo e o vídeo do trabalho apresentado na META.

Fonte: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG