MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

6687 MD – Química quiz

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6687

Autoras: Camila Milene Quintiliano da Luz; Cristhian Barbosa

Orientadora: Priscila Ferreira de Sales Amaral

 

Resumo

Em uma sociedade marcada pela tecnologia, surge a necessidade de inovar os métodos de estudo em razão da efemeridade do tempo. Sendo assim, esse trabalho foi elaborado com o intuito de colaborar com o aprendizado, de modo a torná-lo significativo e eficaz. O projeto “Química Quiz” envolve a área de programação e anseia tornar o estudo mais dinâmico, conferindo condições de entendimento dos conteúdos de Química Geral em um jogo rápido de perguntas e respostas. Com isso, o principal objetivo desse trabalho consistiu em criar um aplicativo, o qual após baixado, pudesse ser acessado em qualquer lugar, até mesmo diante de situações de indisponibilidade de internet. De modo a atender tais objetivos, para a elaboração do aplicativo, foram utilizadas duas plataformas: Google Planilhas e Glide create apps from Google Sheets. No Google Planilhas, foi criado um documento composto por linhas e colunas: A primeira coluna “categorias” foi composta por nove linhas, relacionadas aos seguintes tópicos de ensino: Matéria e Suas Propriedades, Teoria Atômica, Mecânica Quântica, Classificação dos Elementos, Propriedades Periódicas, Ligações Químicas, Funções Químicas, Leis Químicas e Soluções. A segunda coluna, com a denominação “fotografias” foi definida por imagens relacionadas aos respectivos temas. A terceira coluna “quiz” foi descrita por perguntas referentes aos temas abordados. Obteve-se como resultado a criação de um aplicativo contendo na página principal “cards” relacionados aos eixos temáticos descritos. Com o aplicativo construído, espera-se uma melhoria na compreensão de conceitos químicos, fazendo com que as informações adquiridas possuam caráter informativo. De acordo com os resultados obtidos até então, quando se pensou em um modelo de aplicativo, o objetivo era apenas criar um quiz que pudesse auxiliar no estudo da disciplina de Química no CEFET/MG- Unidade Nepomuceno. Entretanto, ao desenvolver o aplicativo, a equipe envolvida verificou que o seu desenvolvimento pode trazer contribuições para a sociedade, uma vez que é possível por meio dele, mapear a evolução do conhecimento e consolidar o processo de ensino e aprendizagem.

 

Acesse o vídeo no YouTube

Acesse o pôster

Acesse o resumo informativo