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CEFET-MG

6708 CT – Reclame COVID-19: um sistema de denúncias de descumprimento de medidas preventivas

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6708

Autores: Ângelo Cupertino Machado, Marco Túlio Marcelino Dutra

Orientador: Deisymar Botega Tavares

Coorientador: Luciano Nascimento Moreira

 

Resumo

Em 2020 o mundo foi pego de surpresa com uma pandemia de dimensões e consequências jamais vividas pela humanidade. Diante dessa nova realidade veio a imediata necessidade se colocar em prática várias medidas preventivas visando diminuir o contágio e consequentemente salvar vidas. Nesse contexto as prefeituras passaram a ter o dever de, dentre outras coisas, fazer a fiscalização dos diversos estabelecimentos de atendimento à sociedade, para que assim pudessem garantir que todos estariam realizando as medidas de proteção necessárias. No entanto, devido à quantidade de estabelecimentos existentes nos municípios e ao custo envolvido na operação de uma fiscalização in loco, torna-se inviável a realização dessa ação unicamente por funcionários da prefeitura. Diante deste cenário, o presente projeto possui a finalidade de tornar a fiscalização dos estabelecimentos um processo mais ágil e barato, através de denúncias realizadas pela própria população através de um aplicativo mobile. Por meio deste sistema os usuários fazem a denúncia de algum estabelecimento que não esteja tomando as medidas de proteção necessárias para os seus clientes, como por exemplo: funcionários sem máscaras de proteção, indisponibilidade de álcool para a higienização das mãos, aglomeração, entre outros. Esse projeto foi desenvolvido como parte das ações do projeto de extensão Fábrica de Software do CEFET-MG unidade Timóteo. O sistema desenvolvido é dividido em dois grandes módulos, o aplicativo mobile e o sistema web. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o framework ionic versão 3.20.1, e é responsável pelas denúncias feitas pela população. Através desse app o cidadão pode fazer as denúncias, de forma anônima ou não, que são enviadas através de uma api para um banco de dados onde ficam armazenadas. Uma vez que tais denúncias são coletadas e armazenadas é possível que a prefeitura as gerencie, através do módulo web. O módulo web foi desenvolvido com o framework Laravel versão 5.1 e além de gerenciar as denúncias do aplicativo, ele recebe esses dados e os transforma em informações, através de gráficos e relatórios com o objetivo de otimizar o trabalho da prefeitura. Também é possível administrar os usuários do sistema e os tipos de infrações, adicionar, editar ou remover conforme a necessidade. Sendo assim, acreditasse que a utilização do sistema desenvolvido neste projeto auxiliará as prefeituras a combater o Covid-19 e consequentemente salvar vidas dos moradores das cidades.

Palavras-chave: Covid-19. Denúncia. Aplicativo.

 

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