6767 MD – Minicurso de topografia: prática de cálculo topográfico e elaboração de planta cadastral com memorial descritivo
Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Autoras: Carlete Batista Rodrigues; Paloma dos Santos Gandra
Orientadora: Carolina Vieira de Andrade
Coorientadora: Ana Cecilia Estevão
Resumo
A topografia possui papel imprescindível nas etapas de uma construção, desde a concepção do projeto até a execução do empreendimento percebemos a importância de conhecer o local onde a execução será realizada. Sendo assim, no que tange as obras civis, a topografia exerce um papel fundamental nas diversas vertentes em que atua o Engenheiro Civil. Um levantamento topográfico é realizado em duas etapas: coleta de dados em campo e posteriormente o tratamento destes dados. Atualmente, devido à crescente onda tecnológica das últimas décadas já é possível automatizar, através de softwares o tratamento dos dados obtidos em campo, com isso, obtém-se mais precisão, rapidez e excelência no processamento das informações. Baseando-se na prática profissional e buscando aprimorar a formação dos alunos na aplicação prática dos conceitos de topografia foi realizado um minicurso de topografia que objetivou desenvolver habilidades através da utilização do software Topograph. O minicurso possibilitou a realização do cálculo de poligonais fechadas, elaboração de plantas cadastrais e memoriais descritivos. O minicurso foi realizado por meio de vídeo-aulas disponibilizadas através da plataforma digital Google Classroom e encontros síncronos para sanar dúvidas sobre o desenvolvimento das tarefas. As atividades ocorreram em duas etapas, a primeira visou a elaboração do relatório de cálculo da poligonal fechada, por meio do software Topograph e a segunda, permitiu o desenvolvimento de planta cadastral e memorial descritivo utilizando o AutoCAD e o Topograph, conjuntamente. Como resultado foram produzidas plantas cadastrais e memoriais descritivos realizados individualmente, no entanto, todo o desenvolvimento das atividades foram realizada por duplas, usando a estratégico de correção por pares. Ao final da produção das plantas e memoriais foi realizada uma apresentação final para todo o grupo que realizou o minicurso. Foi possível perceber a fixação de conhecimentos dos alunos em diversos âmbitos, destacando: sedimentação dos conhecimentos básicos de topografia, como a maior familiaridade em se compreender uma caderneta de campo; consolidação dos conhecimentos de representação gráfica; elaboração de documentos que irão fazer parte da rotina de um engenheiro, abordando um importante conteúdo para a futura vida profissional do estudante. A dinâmica levou o aluno à prática profissional à partir da teoria adquirida em sala de aula, possibilitou expandir conhecimentos na descoberta de tecnologias que podem auxiliar e facilitar a execução de um trabalho técnico.
Palavras-chave: Topografia, Software, Prática Profissional.
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