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CEFET-MG

6760 CS – Gêneros digitais orais e escritos na aprendizagem de Inglês do ensino técnico integrado

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6760

Autora: Larissa Oliveira Souza

Orientadora: Helen de Oliveira Faria

 

Resumo

Para que o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa seja desenvolvido de modo significativo, é imperativo que esse processo seja mediado por materiais autênticos e situações sociais reais. Uma das formas de se alcançar tal objetivo é pela incorporação de práticas educacionais viabilizadas por gêneros textuais/discursivos. O uso da língua, e consequentemente sua aprendizagem, estão atrelados aos gêneros. Levando-se em conta que os aprendizes da atualidade são indivíduos nascidos na era digital e, por conseguinte, denominados nativos digitais (PRENSKY, 2001a, b), é de extrema relevância que atividades desenvolvidas no meio escolar tenham como base gêneros textuais
provenientes de ambientes virtuais. Diante disso, o objetivo deste trabalho, que se trata de uma pesquisa de iniciação científica júnior, é incorporar às aulas de língua inglesa gêneros digitais escritos e orais utilizados pelos estudantes fora de seu contexto escolar, com o intuito de integrar suas práticas sociais com suas práticas instrucionais. Com isso, os alunos se sentem mais motivados a aprender e utilizar a língua inglesa, em espaços digitais escolhidos por eles. A metodologia de trabalho compreende leituras pela bolsista que contextualizam a pesquisa e que a embasam, a aplicação de questionários iniciais e finais aos estudantes do ensino técnico integrado, a fim de coletar as opiniões dos alunos acerca da incorporação das práticas digitais orais e escritas na escola, a análise desses questionários e o desenvolvimento de atividades didáticas envolvendo gêneros digitais condizentes com as respostas dos questionários, que englobam as atividades cotidianas dos alunos e o uso de ambientes digitais e seus respectivos gêneros. A pesquisa já foi finalizada. Como resultado, verificou-se que as atividades pedagógicas desenvolvidas motivaram um engajamento maior dos alunos nas aulas de língua inglesa, haja vista que suas práticas, artefatos tecnológicos e conhecimentos digitais foram considerados e adotados em atividades pedagógicas. Isso certamente proporcionou uma aprendizagem mais significativa e acolhedora. Outro resultado foi a oportunidade que a aluna bolsista teve de desenvolver seus conhecimentos na área de investigação da pesquisa. O arcabouço teórico compreendeu a definição e uso de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997), a discussão sobre o que são os gêneros digitais (MARCUSCHI, 2013) e a transposição didática dos gêneros para ambientes escolares (SCHNEUWLY; DOLZ, 2013). Conjuntamente, tais teorias são capazes de descrever e explicar a visão do ensino-aprendizagem de língua inglesa como um sistema interligado aos contextos sociais dos quais os aprendizes fazem parte.

Palavras-chave: Aprendizagem via gêneros textuais. Gêneros digitais. Ensino-aprendizagem de língua
inglesa.

 

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