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CEFET-MG

6784 MD – Estratégias e ferramentas para condução das disciplinas de laboratório durante o ERE

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6784

Autoras: Ester Sena Moreira Santos; Letícia Oliveira Pinto Lage; Tirza Sperber Rocha

Orientador: Roney Anderson Nascimento de Aquino

 

Resumo

O tema deste trabalho foi sobre como viabilizar a condução de aulas de laboratório no ensino remoto emergencial (ERE) minimizando as perdas na formação dos alunos. O trabalho consistiu em uma revisão da literatura especializada e de ampla busca na internet procurando identificar ferramentas e estratégias que possibilitassem respostas para seis questões fundamentais, a saber: Como preparar uma aula prática virtual? Como preparar um roteiro de uma aula prática virtual? Quais ferramentas e programas ou alternativas podem ser utilizadas e o que considerar? Como produzir um vídeo ou material ou maquete de uma aula prática? Como conduzir uma aula prática virtual, fazer o acompanhamento da aprendizagem e avaliar? Como proporcionar a interação entre os alunos e o senso de equipe nas aulas virtuais de disciplinas de laboratório durante o ERE? Este levantamento foi concluído em dezembro de 2020 e, como resultado, as respostas às questões propostas, consideradas importantes em função da relevância que a formação prática tem para o ensino no CEFET-MG, foram sintetizadas em um relatório, o qual pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: http://www.tecnicoquimica.timoteo.cefetmg.br/estrategias-para-laboratorios-no-ere/. Neste contexto, foram sistematizadas informações com orientações gerais de cunho didático-pedagógico, sites, animações, repositórios de vídeos e materiais, plataformas de simulação, bases de dados, laboratórios virtuais 2D e laboratórios virtuais em 3D com experiência de imersão, inclusas diversas estratégias possíveis e de fácil acesso. Como conclusão, dentre as diversas orientações e constatações resultantes deste trabalho as que mostraram especial relevância são as seguintes: que as ferramentas e estratégias selecionadas devem ser interativas e usadas de forma integrada ao currículo, sendo que essas novas ferramentas usadas durante o ERE terão grande impacto positivo na forma como as futuras aulas presenciais serão conduzidas, e, finalmente, que nenhuma ferramenta ou estratégia hoje adotada no mundo para condução do ensino na forma remota substitui o ensino presencial.

Palavras-chave: Aulas práticas no ERE. Simulação de aulas práticas. Laboratórios virtuais.

 

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