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CEFET-MG

6727 MD – Escrita em contexto de avaliação: a redação do ENEM

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6727

Autor: Guilherme Lucas Lameira Santos

Orientadora: Sabrina Anacleto Teixeira

Coorientador: Carlos Eduardo Nunes Garcia

 

Resumo

O curso de extensão “Escrita em contexto de avaliação: a redação do ENEM” (DEDC 18/2020) é voltado para alunos e egressos do ensino médio que buscam desenvolver suas habilidades de produção textual. A nota na redação do Enem, atualmente, corresponde a um grande percentual da nota do exame. Embora esse texto seja uma produção típica da tipo dissertativo-argumentativo, observa-se que a redação do ENEM apresenta características e estrutura distintas e específicas que permitem classificá-la como um gênero textual próprio. Considerando esse fato, ao desenvolver a escrita de texto, o aluno deve se atentar para as especificidades da estrutura e finalidade desse gênero. Observa-se ainda que, embora o ENEM se proponha a ser um exame nacional acessível a todos os estudantes, percebemos que alunos de escolas públicas, especialmente de lugares de maior vulnerabilidade social, ainda não conseguem obter nota satisfatória na redação do ENEM. No contexto da pandemia, essa desigualdade foi ainda maior, visto que com o fechamento das escolas e a manutenção do exame antes do fim da pandemia, muitos alunos das escolas públicas não tiveram aulas suficientes. Dessa forma, este curso buscou oferecer vagas para os alunos tanto do CEFET quanto de escolas públicas, sobretudo da periferia. Considerando o contexto do isolamento social, a metodologia do curso teve que ser alterada. Assim, o curso foi ofertado de modo remoto, divido em duas turmas, uma nos meses de julho e agosto e outra, nos meses de outubro e novembro. Cada turma teve em oito encontros síncronos de uma hora de duração, realizados pelo Google Meet e oito atividades assíncronas de uma hora de duração, disponibilizadas na plataforma Google Sala de Aula. A metodologia utilizada foi a socioindividualizada, em que se conjugam os conhecimentos do conjunto da turma e os de cada aluno individualmente no intuito de, junto com o aporte técnico dos docentes, desenvolver a habilidade de escrita de texto argumentativo. Em cada aula, os alunos tiveram acesso a textos nota 1000 do ENEM que estão disponibilizadas na internet e a suas respectivas propostas de redação. A partir dessa exposição, os professores conduziram um breve debate com a turma sobre o tema e sobre os textos apresentados, tendo em vista o tipo textual argumentativo e os critérios dos professores conduziram um breve debate com a turma sobre o tema e sobre os textos apresentados, tendo em vista o tipo textual argumentativo e os critérios de avaliação do exame. Ao final de cada encontro, os discentes produziram textos para avaliação. O bolsista, aluno do terceiro ano do CEFET, pôde, além de desenvolver suas habilidades de escrita, ajudar os demais alunos, na medida em que auxiliou na seleção e elaboração do material, além disso, conduziu a análise de uma redação nota 1000 em um dos encontros síncronos. O curso possibilitou a democratização do ensino, além disso, alcançou seu objetivo de envolver os participantes no contexto de produção e avaliação de textos para a
redação do ENEM.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Redação do ENEM. Ensino de Língua Portuguesa.

 

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