MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

6757 CS – Abraço à distância

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6757

Autores: Ana Flávia Silva Pinto, Emilly Vitória da Silva Claudino, Maria Luiza Loiola Izidoro

Orientadora: Mariana Jafet Cestari

Coorientadora: Gláucia Pinto e Porto

 

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto “Abraço à distância”, uma ação do programa de extensão “A Escrita de Si como Instrumento de Visibilidade para os Terceirizados do CEFET-MG”, realizada em 2020 nos campi I e II. O projeto “Abraço à Distância” teve como objetivo geral a manutenção dos vínculos afetivos e das atividades didáticas promovidas pelo programa. Como objetivos específicos, pretendeu-se, por meio do gênero carta, promover a escrita autobiográfica com foco na expressão dos sentimentos, nas reflexões e nos relato das vivências pessoais, familiares e comunitárias no contexto da pandemia. Em síntese, a proposta foi a troca de cartas entre terceirizados (em trabalho presencial) e outras pessoas da comunidade acadêmica do CEFET. A metodologia adotada foi a elaboração de orientações pedagógicas em formato de vídeo e áudio no WhatsApp para a escrita das cartas; um encontro no CEFET para a entrega das cartas aos terceirizados e para a exibição do vídeo didático; uma devolutiva pela equipe de professores de Língua Portuguesa sobre a primeira versão da carta, com orientações para a reescrita, e a gravação de vídeos com a leitura das cartas para um documentário a ser produzido posteriormente. Como resultados, avalia-se que a grande adesão ao projeto ratifica a ideia de que as cartas se tornaram uma forma de expressão das emoções e de estabelecimento de vínculos, além de reafirmar o pressuposto pedagógico de que propostas para o uso da escrita em situações efetivas de comunicação são mais bem sucedidas do ponto de vista didático. Os textos tematizaram a falta da convivência, as angústias com a crise econômica, os medos do contágio, as novas formas de se relacionar na pandemia e a fé para superar as dificuldades. Considerando o sucesso do projeto, essas cartas foram organizadas em uma publicação (no prelo). Outra forma de divulgação do projeto foi sua repercussão na grande mídia – uma reportagem do Balanço Geral, da rede Record, veiculada em junho de 2020, entrevistou participantes do “Abraço à distância” que afirmaram sua satisfação em seguir nos estudos. Por fim, destaca-se a relevância social de se promover o diálogo entre pessoas que talvez não se comunicassem de forma mais detida no cotidiano da instituição, apesar de partilharem o mesmo espaço físico.

Palavras-chave: Educação. Cartas. Pandemia.

 

Acesse o vídeo no YouTube

Acesse o pôster

Acesse o resumo informativo