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CEFET-MG

6780 CS – Projeto Sobrevivências: resistência artística como forma de combate à pandemia de COVID-19

Última modificação: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

6780

 Autoras: Ana Beatriz Costa Viana; Bárbara Vitória das Chagas Lancuna; Maria Isabel Pereira Aguiar

Orientadora: Yara dos Santos Augusto Silva

 

Resumo

O projeto de extensão emergencial SobreVivências teve por objetivo estimular o engajamento discente em processos criativos em palavra e imagem, que envolvessem a experimentação de diferentes linguagens, técnicas artísticas e ferramentas de comunicação, com vistas à produção e difusão de obras artísticas e ações culturais que representassem contribuição direta ao enfrentamento do novo coronavírus (SARS-Cov-2), agregando iniciativas conjuntas e direcionadas à informação e capacitação da população no combate à pandemia de COVID-19. Diante do negacionismo e da proliferação de notícias falsas sobre a doença, a Organização Mundial da Saúde ressaltou a necessidade da combate à crise médico-sanitária instaurada e à “infodemia” – pandemia de desinformação – que favorecia seu agravamento. O projeto SobreVivências visou difundir informações corretas e qualificadas, embasadas pela ciência, sobre o enfrentamento da COVID-19 para a comunidade em geral, de forma lúdica e em linguagem acessível a todos, valendo-se da arte e de seu potencial de intervenção na sociedade para democratizar o acesso ao conhecimento e promover a conscientização. Com a iniciativa, buscou-se ainda estimular, entre participantes e público-alvo, responsabilidade social, preocupação com o coletivo e capacidade de modificar sua realidade. Além de contribuir para amenizar os efeitos negativos do isolamento social, como ansiedade e estresse, por meio do caráter terapêutico, de entretenimento e fruição de arte. Baseado em arcabouço teórico transdisciplinar, o projeto teve, à semelhança de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, diário produzido por Oswald de Andrade e amigos durante a pandemia de gripe espanhola, em 1918, o propósito de criar uma obra interartística, coletiva e representativa do atual momento de combate à COVID-19. Com execução remota, a metodologia compreendeu estudo orientado, realização de práticas criativas e divulgação da produção de textos e imagens, como meio de disseminação de informação idônea sobre o combate à pandemia. As ações em curso na criação/ comunicação e disponibilização gratuita do conteúdo do livro, à medida que foi sendo construído, a partir dos resultados dos processos criativos dos participantes do projeto permitiram a atuação voltada a público amplo. As atividades, que envolveram a arte em diferentes modalidades, de maneira interdisciplinar e intertextual, ressaltando-se a promoção de saúde, bem estar e pensamento  crítico, foram desenvolvidas em plataformas virtuais e no Instagram a partir da atuação da equipe do projeto, que, além das três alunas bolsistas e de sua coordenação, contou ainda com o apoio e participação voluntária de discentes, colaboradores internos/ externos e do público interagente. Como resultados, obteve-se excelente repercussão mediante a divulgação das obras produzidas, com acompanhamento, interação e compartilhamento das informações pelo público. Houve expressiva participação de discentes de todas as unidades do CEFET-MG, principalmente devido ao Concurso Cultural Arte na Quarentena, promovido pelo projeto, que contribuiu para manter os discentes ativos criativa e criticamente durante a pandemia. O livro do projeto, em sua fase final de edição, será distribuído a escolas públicas, bibliotecas comunitárias e projetos sociais. Conclui-se que a sobrevivência da arte, da cultura e do pensamento crítico é ainda mais essencial nos contextos de crise, como forma de resistência e enfrentamento da adversidade.

Palavras-chave: Arte e educação. Ativismo social. Combate à COVID-19

 

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