MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes desenvolvem aplicativo para facilitar doação de sangue por pets

Quinta-feira, 8 de abril de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 8 de abril de 2021

Uma maneira mais prática de conectar bancos de sangue veterinários e donos de pets que desejam doar. Esse é o objetivo do projeto “DOE +: Uma plataforma mobile para integração de bancos de sangue veterinário”, dos estudantes Anna Luíza Alves, Eliza Rocha, Thaís Alves e Pablo José, do curso técnico em Informática do campus Contagem. A iniciativa foi orientada pelos professores Elizabeth Duane e Alisson dos Santos e foi premiada com o primeiro lugar na categoria “Ciência e Inovação Tecnológica”, da 30ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG (META).

Como explica a professora Elizabeth, o projeto revela uma temática, a doação de sangue para animais de estimação, que é desconhecida por muitos. “Conforme apresentado pelo grupo, mesmo aqueles que são amantes dos animais, não possuem conhecimento da necessidade dessa categoria de doação ou não sabem como proceder”.

O aplicativo proposto busca facilitar o agendamento das doações, além de conter abas com respostas a dúvidas frequentes sobre a doação de sangue veterinária. “Acreditamos que através do aplicativo, os hemobancos poderiam receber um maior número de doações, o que aumentaria os estoques de sangue e auxiliaria nas transfusões que, atualmente, chegam a demorar meses para acontecer”, afirma a estudante Anna Luíza Alves. O aplicativo já tem suas funcionalidades prontas, mas ainda precisa de ajustes na parte de segurança dos dados. Os estudantes planejam lançá-lo e estão fazendo testes na Google Play Store.

Com a apresentação do trabalho em vídeo na META, Anna relata que o grupo recebeu feedbacks positivos de muitas pessoas que não sabiam que seus pets poderiam doar sangue. “Não esperávamos receber o primeiro lugar da categoria. Quando fomos convidados para participar da premiação, ficamos bastante surpresos e felizes”, conta.

Confira o vídeo do projeto “DOE +: Uma plataforma mobile para integração de bancos de sangue veterinário”.

Fonte: Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG